O que é ilusão de ótica? Ter visto algo, mas não sua verdadeira natureza à primeira vista?
Será que é ter se enganado a respeito do real caráter de algo, ou alguém?
Uma mentira disfarçada?
Algo que não vemos com facilidade?
Um específico caráter manipulador?
Digo meus caros, que ilusão de ótica nada mais é que termos certeza que conhecemos alguém, e quando menos esperamos essa pessoa faz algo que jamais julgamos sê-la capaz.
É nos enganarmos completamente sobre o caráter de alguém.
É acharmos que confiança é o sentimento mais exacerbado que essa mesma pessoa transparece. E por isso estarmos completamente "iludidos", "cegados" pela mentira que ela sobrepõe.
Uma pessoa que pratica a ilusão de ótica, sabe muito bem como manipular. E nada mais cruel do que ter alguém manipulador ao seu lado, você é um mero ventriloquo, e nem sequer percebe. O verdadeiro manipulador, jamais o faz desconfiar de suas falácias.
Acontece que não aprendemos a famosa regra "abra seus olhos a quem confessa seus segredos". Se pudessemos aprender por erros alheios, o mundo seria muito melhor.
Mas lógicamente isso não acontece. É preciso errar sobre certos julgamentos de caráter, para aprender a lição.
O certo é não confiar em ninguém, jamais conhecemos uma pessoa por inteiro a ponto de confiarmos cegamente. Passamos a vida inteira ao lado de certas pessoas, e elas ainda conseguem nos surpreender.
Então como sabemos quem são nossos verdadeiros amigos?
Primeiro se pergunte a si mesmo, você é o verdadeiro amigo de alguém? Se for, compare seu comportamento com as pessoas ao seu redor, e saberá dizer se ela é ou não uma pessoa de confiança. Você é uma pessoa com 90% de confiança? Então repita a dose, e compare novamente seu comportamento com seus amigos.
Simples: Se você é uma pessoa de caráter, de confiança, saberá julgar o comportamento de uma pessoa de caráter e confiança.
Se você não é, saberá julgar novamente.
Digo aqui que quando nos enganamos sobre o caráter de alguém, não é sinal que precisamos mudar de amigo. É sinal que precisamos mudar em nós mesmos o nosso caráter, o nosso julgamento. E aprender a abrir nossos olhos.
Para mudarmos ao nosso redor, mudemos a nós mesmos.
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo 100% com o que você disse!!!
ResponderExcluirÉ muito fácil apontar erros alheios, difícil é reconhecer os nossos.
Beijo Bahzinha!